domingo, 18 de junho de 2017

Insistência é amor: educação e resiliência

Teremos também uma conferência com o poeta Fabrício Carpi Nejar.

Escritor, jornalista e professor universitário, autor de trinta e quatro livros, pai de dois filhos, um ouvinte declarado da chuva, um leitor apaixonado do sol. Quando conseguir se definir deixará de ser poeta.

Fabrício Carpinejar (1972) é um poeta, cronista, jornalista e apresentador brasileiro. É considerado um dos principais nomes da poesia contemporânea. Nasceu em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, no dia 23 de outubro de 1972. Filho dos poetas Carlos Nejar e Maria Carpi, mudou-se para Porto Alegre onde estudou jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, se graduando em 1995. Em 1998 passou a assinar Fabrício Carpinejar, unindo seus dois sobrenomes.

Em 2002, tornou-se mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nesse mesmo ano, publicou “Biografia de Uma Árvore”, Prêmio de Melhor Livro de Poesias do ano de 2002 da Associação Gaúcha de Escritores, e Prêmio Nacional Olavo Bilac 2003, da Academia Brasileira de Letras.

Em 2006, Fabrício Carpinejar recebeu o Prêmio Érico Veríssimo, Pelo Conjunto da Obra, da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre. Em 2009, recebeu o Prêmio Jabuti, na Categoria de Contos e Crônicas, com “Canalha” (2008). Recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura 2010, na Categoria Crônicas, com o livro “Mulher Perdigueira”. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Alceu Amoroso Lima – Poesia e Liberdade (2012).

Fabrício Carpinejar é coordenador do Curso de Formação de Escritores e Agentes Literários da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Desde maio de 2011, assina uma coluna no jornal Zero Hora (RS). Em março de 2012, estreou como apresentador do programa “A Máquina”, na TV Gazeta, em São Paulo. É colaborador do jornal O Estado de São Paulo e das revistas Vida Simples e Caras. Mantém o site “Consultório Poético”. É colunista mensal da Revista Crescer, de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário